Programa Trabalho e Cidadania, também conhecido como Programa Meio Salário, está com suas inscrições abertas.

O CRAS, enquanto equipamento da Secretaria de Promoção e ação social, por meio da Prefeitura Municipal de Novorizonte, atendendo aos anseios da população  do município, divulga o PTC – Programa Trabalho e Cidadania, objetivando a transferência de renda às famílias carentes, que consiste em um benefício no valor de R$ 550,00 (meio salário), durante um período de 4 (quatro) meses, destinado às pessoas ou famílias  com renda per capita mensal de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário mínimo.

Durante esses quatro meses, os beneficiários do programa irão realizar atividades relativas a serviços básicos na Prefeitura Municipal ou entidades conveniadas ou parceiras, visando a (re)inserção no mercado de trabalho e a qualificação profissional do beneficiário com cumprimento da carga horária máxima equivalente a 4 (quatro) horas diárias e/ou 20 horas semanais.

Serão inscritos no Programa PTC, as pessoas que:

1. Sejam maiores de 18 anos, residam no município de Novorizonte há pelo menos 2 (dois) anos e estejam com a documentação pessoal e obrigações eleitorais em dia;

1. Possuam renda per capita de 0% a 25% do salário mínimo;

1. Estejam cadastradas em algum dos serviços de assistência social do município e sendo acompanhadas sistematicamente por meio do equipamento CRAS;

1. Caso tenham filhos em idade escolar compatível ao Ensino Fundamental, os mesmos devam estar devidamente matriculados e frequentes com no mínimo 70% de frequência (em caso de pai ou mãe de família);

1. Apresentem comprovação de renda per capita que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela lei que criou o PTC;

1. Estejam em condição física, psicológica e social para desempenhar os trabalhos que serão realizados durante o desenvolvimento do programa.

Mediante os critérios acima descritos, ainda será priorizada a família que:

1. Seja chefiada por mulher;
  2. Seja composta de maior número de crianças e adolescentes até 18 anos;
  3. Tenha dependentes deficientes incapacitados para o trabalho ou tenha idosos de 60 a 65anos de idade.

As inscrições serão realizadas no CRAS de Novorizonte, à Rua D, Nº 366, (próximo à COHAB)  nos dias 02, 03, 04 e 06 de agosto, de 2021, no horário de 7:30h às 11:30h e de 11:30 às 13:30h.

É importante ressaltar que os serviços prestados pelas pessoas selecionadas através do encaixe nos critérios que norteiam este comunicado, consiste em trabalhos básicos de atendimento  à sede de município de Novorizonte, bem como  toda a sua extensão, a saber:

1. Trabalho manual na fábrica de bloquetes;
  2. Limpeza de ruas;
  3. Limpeza e desinfecção de banheiros públicos e dos setores que fazem parte de Prefeitura Municipal;
  4. Ajuda no cuidado e manutenção da horta do CRAS, Entre outros serviços que forem necessários ao bem da população novorizontina.

Pede-se gentilmente ao interessado, que faça a leitura da lei de criação do programa, (Lei Nº 432, de 16 de março de 2021), para melhor entendimento e posterior isso, no ato da inscrição leve a cópia dos documentos pessoais dos moradores de sua residência. A lei se encontra disponível no site da Prefeitura.

Novorizonte, 02 de agosto de 2021